teatro

48) CACÁ ROSSET & UBÚ REI: Ator e diretor de teatro; apátrida universal

“O TEATRO É UMA ARTE PRIMITIVA”

por Jairo Máximo

Digitalizar0030

Cacá Rosset em São Paulo / Foto: Jorge Beraldo

Cacá Rosset (São Paulo, Brasil, 1955) Ator e diretor de teatro. Em 1977 fundou o iconoclasta grupo de teatro Ornitorrinco, em companhia de Luiz Roberto Galizia e Maria Alice Vergueiro. Não bebe, não fuma e adora o teatro. Detesta droga e não tem partido político. Mas é um ser engajado em mil coisas. Seus espetáculos teatrais sempre terminam em folia. Nesta entrevista exclusiva, concedida em São Paulo, afirma: “Sou uma pessoa bastante simples”.

escanear00028

Cacá Rosset / Foto: Nelson R. Spada

Intimidade do artista
Não transo partido político. Sou supercareta; detesto droga. Bebo pouco. Nem cigarro eu fumo. Adoro sexo, mais primeiro fico com o teatro depois o sexo. Sou uma pessoa bastante simples.

Galizia vive
O Luiz Roberto Galizia teve uma importância fundamental na formação da linguagem do Ornitorrinco -grupo de teatro fundado em 1977, dentro da Escola de Comunicação e Artes, da Universidade de São Paulo, por mim, por ele e Maria Alice Vergueiro. Ele era um ator excelente. Todas suas sacadas eram de importância fundamental para a gente.

Liberdade conquistada
O Ornitorrinco não depende de um produtor para o próximo trabalho. Aliás, nunca dependemos. O espetáculo UBU-Folias Physicas, Pataphysicas e Musicaes, do teatrólogo francês Alfred Jarry (Laval, 1873- Paris, 1907) é muito visual. Você pode ter uma leitura mesmo que não entenda o texto. O essencial o público capta.

Arte primitiva
O teatro depende do público. Ele não é uma atividade privada. O teatro sem público não existe. Teatro não é televisão e é no mínimo tão bom quanto. Acredito quer o teatro não precisa e não depende do avanço tecnológico. Não precisa da informática, do raio laser. O teatro é uma arte primitiva; alquimia.

Teatro brasileiro
Acho que de um modo geral o teatro que é feito hoje em dia, principalmente em Sampa é muito ruim, primário. Mas torço para o teatro dar certo em Sampa e no Brasil. Quanto mais você fortalecer o movimento teatral, melhor para todo mundo.

Tio Sam proibiu
Achei o fim da picada à atitude da Kurt Weill Foundation, dos Estados Unidos, detentora dos direitos da peça proibir o espetáculo Mahagonny-Songspiel. É totalmente contra as ideias que Bertolt Brecht e Kurt Weill defendiam. É uma coisa institucional, censura.

Patafísica
A patafísica é um pouco da junção da matemática com a poesia. Ela vai além do real, além da física e da matemática. Ela é justamente a patafísica, o terceiro nível, que é o estudo das exceções do universo. ●

20160327_150655-2

Cacá Rosset no jornal Pícaro em abril de 1986

48-B) UBÚ REI: PERSONAGEM UNIVERSAL APÁTRIDA

“MATEI, ROUBEI E NÃO ESCONDO DE NINGUÉM”

por Jairo Máximo

escanear0003 - copia

Ubú Rei recebe o ex-governador Maluf no Palácio / Foto: Ari Brandi

Ubú Rei (França, século XIX) Monarca. Personagem universal apátrida criado pelo teatrólogo francês Alfred Jarry, que neste momento está incorporado em Cacá Rosset. Ubú Rei é o arquétipo do cinismo, do ridículo e da grosseria. Também é autoritário e se sente o dono da verdade. Não tem senso de ridículo. É autêntico! Nesta entrevista exclusiva, concedida em São Paulo, afirma: “Deus salve a folia!”

Resultado de imagen de imagens de Alfred Jarry

Alfred Jarry, teatrólogo, poeta e pai da patafísica.

Transparência informativa

SKMBT_C36016042608452

Ubú Rei corrompendo o Pícaro publicamente / Foto: Jorge Beraldo

SKMBT_C36016042608451Antes de começar nossa entrevista quero lhe dar um forte abraço , uma gorjeta e um vale-emprego número 96.948, série Y, por você ter trabalhado de corpo & alma na minha vitoriosa campanha política manipulando a informação para que eu caísse bem para os leitores/votantes do jornal Pícaro. É deste jornalismo que eu gosto: aquele que beija o santo, passa no caixa e manipula até Deus. Muito obrigado!

Altivo e ativo governador Ubú Rei
Eu -sua excelência o governador de São Paulo- juro por Deus todo poderoso que conto com total apoio das massas e de parcela considerável da imprensa. Também juro que as pesquisas de opinião que, desde o início me favoreciam, não deixei que fossem divulgadas, para não influir nas eleições e nem na noite de reflexão. Eu já sabia, assim que começou a campanha eleitoral, que eu tinha 68% dos votos. E ganhei com 98% dos votos do eleitorado útil. Para mim a voz do povo é a voz de Deus.

Plano de Merdras

Cacá Rosset e Christiane Tricerri em Ubú Rei / Foto: Divulgação

Quero que o honrado povo paulistano, da capital econômica do Brasil, continue guardando no peito a intenção da efetivação do -Plano de Merdras- que será colocado em ação final do ano. Para esta dura tarefa acabo de nominar o Capitão Botoadura para a pasta da Justiça, porque lhe considero como o único homem capaz de diminuir os altos índices criminais dos colarinhos brancos, verdes, amarelos e azuis.

Merdras de Rei
Sou um rei eleito governador de São Paulo e trabalho muito. Suo a cueca. Sou único por sou aquele que fala a verdade: Roubei, matei e não escondo de ninguém.

Impunidade como fim único
Os quatros itens de minha plataforma que me levaram à vitória esperançosa foram: roubar tudo; aumentar os impostos; matar todo mundo; e finalmente, ir embora.

Puta mãe que o pariu
Mas o dinheiro que eu utilizei na minha campanha política consegui na bolsa da minha mãe. Digo isto que é para que todos saibam que jamais tocarei nos cofres públicos. Não sou dado às pequenas coisas.

SKMBT_C36016040709493

Cacá Rosset em Ubú Rei / Foto: Marisa Uchiyama (Arquivo Blog do Pícaro)

Mas católicas e variadas sim
Depois de finalizadas às apurações iniciei uma cansativa campanha política de olho na minha futura candidatura a presidente da República do Brasil. Minha primeira ação foi convocar as senhoras das Ligas Católicas e Variadas para que se engajem de peito aberto na memorável campanha da primeira e única dama -mãe Ubú-, que pretende atuar nas comunidades periféricas, no campo agrário e nos bordéis urbanos com o slogan “Agasalhe seu croquete com a mãe Ubú”.

Ubú Rei recebe ex-governador Maluf
Sim! Ontem recebi sim aqui, no Palácio dos Bandeirantes, o ex-governador Paulo Maluf para um encontro que inicialmente, se supunha ser de confraternização. Na verdade, o candidato vencido nas últimas eleições estava de posse de vale-emprego distribuído por mim durante minha campanha e exigia a secretaria do Planejamento. Não pude atendê-lo, afinal, o cargo foi ocupado pela dupla de palhaços Arrelia e Pimentinha.

Ubú Rei, o justiceiro

Joan Miró tinha uma especial fascinação por Ubú Rei

Antes de terminar nossa entrevista, quero aproveitar a ocasião e agradecer o grafólogo do Pícaro pela sua precisa análise elaborado através de um recado que escrevi de próprio punho antes das eleições para este jornal. Segundo o grafólogo, acertadamente eu -Ubú Rei- tenho um traço firme, profundamente marcante, que demonstra, ao menos, muita força na mão direita. As minhas deficiências nos riscos horizontais só provam que a caneta falhou. A espiral criada por mim significa o destino que me levará a passos largos, ao centro das decisões: o Palácio do Planalto, em Brasília, DF.

Excelente excelência
Não sou materialista. Acredito em Deus, especialmente nos debates públicos pela TV. E você? Deus salve a folia! ●

● Esta entrevista faz parte do projeto do livro A Tumba Aberta e foi publicada no jornal Pícaro de Mogi das Cruzes em abril e setembro de 1986.

20160328_142459

Ubú Rei no jornal Pícaro em setembro de 1986

picaroperewcível9

Ilustração: Castilho, setembro de 1986 / Arquivo Blog do Pícaro

Anuncios
Estándar

Responder

Introduce tus datos o haz clic en un icono para iniciar sesión:

Logo de WordPress.com

Estás comentando usando tu cuenta de WordPress.com. Cerrar sesión /  Cambiar )

Google+ photo

Estás comentando usando tu cuenta de Google+. Cerrar sesión /  Cambiar )

Imagen de Twitter

Estás comentando usando tu cuenta de Twitter. Cerrar sesión /  Cambiar )

Foto de Facebook

Estás comentando usando tu cuenta de Facebook. Cerrar sesión /  Cambiar )

Conectando a %s